Tuesday, November 16, 2010

Assitência Remota

Eu já escrevi sobre assistência remota para o Windows, e para o Linux.
Tudo era mais simples quando os computadores não se "escondiam" atrás do roteador (NAT, firewall). As coisas não se complicam muito quando se tem acesso às configurações do roteador de quem vai receber assistência (basta abrir e encaminhar a porta 5900) ou de quem vai prestar assistência para alguém com um mínimo de conhecimento de informática (daí é possivel estabelecer uma conexão reversa com auxílio do gitso, sendo necessário abrir a porta 5500 do roteador de quem vai prestar a assistêcnia).
E quando não se tem acesso à configuração de nenhum dos roteadores? Difícil? Difícil foi encontrar a resposta, por isso aqui publico a solução, que é simples.
Existem vários programas que podem ser instalados nos dois computadores, permitindo assim a conexão entre eles como se estivessem conectados na mesma rede (roteador). A maioria é cara (até mais de mil reais). Mas pelo menos um é "free" (grátis): remobo. Depois de instalar, ao executar pela primeira vez o usuário pode criar uma conta e adicionar o outro (que já instalou e criou sua conta). Depois disso é como se estivessem sob o mesmo NAT.
Daqui em diante, o procedimento é o mesmo que descrevi aqui.

Um abraço!